DRE e Relatórios Financeiros
A importância do DRE e sua análise para o sucesso financeiro de Bares e Restaurantes.
EDUCAÇÃOEM DESTAQUE


O mercado de food service brasileiro conta com aproximadamente 2 milhões de empresas. De acordo com a Abrasel, somente em São Paulo capital existem mais de 150 mil bares e restaurantes. Ainda de acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), cerca de 35% dos novos bares e restaurantes no Brasil fecham antes de completar um ano. Quando o prazo aumenta para dois anos a marca sobe para quase 50%.
Fica evidente que a boa gestão financeira é crucial para a sobrevivência e sucesso dos negócios. Mas o que significa ter uma gestão eficaz? Quais são as ações que o empresário precisa tomar para ter uma vida financeira saudável? É isso que vamos desvendar nesse artigo, ao explorar como o DRE pode ser aplicado no contexto dessas empresas e quais os principais benefícios que essa ferramenta traz para o negócio.
O que são relatórios financeiros e DRE?
Relatórios financeiros têm o objetivo de organizar a casa. São documentos que registram e organizam as atividades financeiras das empresas. Os principais relatórios incluem Balanço Patrimonial, Fluxo de Caixa e DRE, mas por enquanto vamos focar apenas neste último.
O DRE é um relatório estruturado que apresenta as receitas, custos, despesas fixas e variáveis, impostos e lucros ou prejuízos do negócio. Através dessa categorização dos lançamentos, o gestor terá maior visibilidade financeira para realizar algumas análises fundamentais como:
Avaliar a viabilidade do negócio: saber quanto está sendo ganho e gasto é fundamental para verificar se o negócio é financeiramente viável;
Tomar decisões orientado a dados: experiência aliada a dados com precisão para a assertividade das ações tomadas;
Definir metas realistas e factíveis: metas de vendas, redução de custos e/ou aumento de margem;
Identificar e resolver gargalos: permite tomar rápidas decisões;
Como aplicar o DRE na rotina da empresa
Na prática, segue abaixo uma forma simples para aplica o DRE no seu Bar ou Restaurante:
1 - Faça o registro de todas as receitas, sejam elas receitas de vendas ou receitas não operacionais. Organize também os custos e despesas, tanto com fornecedores (contas a pagar), quanto despesas fixas e variáveis (aluguel, energia elétrica, etc). Para tanto, é fundamental a escolha de um software qualificado.
2 - Crie categorizações para classificar cada receita e cada despesa/custo do negócio. Chamamos isso de plano de contas. Essa classificação irá auxiliar na tomada de decisões.
3 - Compreenda e calcule Lucro Bruto e Lucro Líquido:
Lucro Bruto: É a diferença entre a receita e o custo dos produtos vendidos.
Lucro Líquido: Valor que sobra após deduzir todos os custos e despesas do negócio. É o lucro da empresa.
4 - Analise os relatórios semanalmente. Após realizar as parametrizações e abastecer o sistema gerencial com todas as informações acima, é fundamental comparar períodos distintos e aprofundar a análise de determinados indicadores.
Porque Aplicar o DRE?
Como já falamos anteriormente, a implementação do DRE é fundamental e irá trazer diversos benefícios para a sua empresa, tais como:
Controle financeiro: Visão precisa da aplicação dos recursos. Somente dessa forma vamos evitar desperdícios e perdas financeiras;
Fluxo de caixa: Previsibilidade. A sustentabilidade do negócio vai depender das previsões assertivas quanto ao fluxo de caixa;
Otimização de custos: O DRE permite analisar claramente quais os principais custos e despesas, permitindo ao gestor realizar ações pontuais como definir a troca de fornecedores;
Melhorias na precificação: Permite definir preços competitivos, guiado pela análise de custos e não somente no achismo;
Captação de investidores: Relatórios financeiro organizados demonstram profissionalismo e transparência, o que é necessário para atrair possíveis investidores;
Decisões estratégicas: Campanhas, mudanças, promoções, expansões…quaisquer ações necessitam de dados financeiros claros.
Conclusão:
Para o sucesso de bares e restaurantes, podemos garantir que o controle financeiro é um pilar fundamental. Se você está começando busque ajuda de quem já utiliza as ferramentas certas. Faça dos relatórios financeiros uma prática rotineira e utilize o DRE como um verdadeiro aliado na sua gestão!